Escolha uma Página
Visão Coop+: A Hora do Cooperativismo Financeiro
Hoje, o Cooperativismo Financeiro é, provavelmente, o melhor exemplo de negócio que traz desenvolvimento social e econômico para o país. Ao mesmo tempo, temos convicção de que ainda não ocupa o nível de protagonismo que merece. Existe uma falta de percepção, da população em geral, sobre a potência e impacto do Cooperativismo Financeiro, o que limita a sua capacidade de crescimento e ganho de relevância na dimensão que o setor merece.
#AHORADOCOOPERATIVISMOFINANCEIRO surge para relembrar que o cooperativismo financeiro segmento é de fato, uma das principais alavancas de transformação da nossa sociedade. E que pode ser o grande protagonista do Sistema Financeiro na retomada da economia do cenário atual em que vivemos, de uma crise sem precedentes. Talvez o Cooperativismo Financeiro seja o único caminho para conseguirmos garantir, em um futuro próximo, um setor financeiro mais justo, inclusivo e que garanta prosperidade coletiva.
Não estamos em uma fase fácil. A Selic baixa exige um ganho de eficiência enorme para garantir a competitividade. O cenário competitivo tem ficado cada vez mais desafiador, com bancos reagindo à baixa Selic e novas fintechs todos os dias. Sem falar no principal desafio que vivenciamos hoje, o devastador impacto do Coronavírus, que certamente obrigará todos os negócios a se adaptarem a um novo contexto global.
Nesse cenário, como lidar com as adversidades? A nossa lição com o cooperativismo é de que o momento chama a todos a reavaliar como fazemos as coisas. Se resgatarmos na história, florescemos justamente na adversidade. E é garantindo essa essência que a cooperativa conseguiu inovar, melhorar a vida de toda uma comunidade e prosperar. Não é hora de mudar o nosso modelo de negócios, é hora de justamente honrar a nossa história e aprender com ela, relembrando os grandes exemplos de ajuda mútua.
Aí que entramos na nossa missão de apoiar esse movimento e servir como pudermos. Toda a nossa energia está direcionada para garantir que as Cooperativas de Crédito se conectem, aprendam entre si, e possam espalhar para o mundo o bom exemplo que tem sido. E, para nós, é um privilégio poder servir a um modelo de negócios que todos os dias muda a vida e realiza os sonhos de um cooperado, que todos os dias direciona suas atividades para o desenvolvimento econômico de toda uma comunidade e que não busca nada além de um mundo mais justo e próspero.
Sabemos que as respostas já estão nas próprias histórias que estão sendo construídas. Em um momento como esse, devemos retomar dois dos sete princípios do cooperativismo: a intercooperação, e ,a educação, formação e informação para ouvir e compartilhar tudo que temos visto por aí. Esses exemplos podem servir, no mínimo, de inspiração para que as cooperativas possam empreender a transformação da sua cultura, inovar para atender ainda melhor os cooperados, melhorar a vida dos mesmos através de seus produtos, serviços e de conhecimento, e possa alcançar novos públicos que ainda desconhecem até mesmo que o Cooperativismo Financeiro existe.
Daqui para frente, queremos ser um canal de conexão e trocas entre as cooperativas financeiras. Convidamos vocês para estarem juntos conosco nessa jornada, para que possamos compartilhar as melhores histórias e criar um amplo processo de cooperação entre todos nós, que é justamente o que mais precisamos agora. Nesse momento, o Brasil está precisando de vocês mais do que nunca para mostrar que é possível fazer negócios cuidando das pessoas. E se somos responsáveis por adaptar as relações em um novo normal, reconstruindo um mundo diferente, não podemos nos omitir a essa responsabilidade. Vamos juntos?
logo-2
LogoGrupoAnga-horizontal-colorido (2)